Blog

Contabilidade convencional ou digital? Entenda!

Contabilidade convencional ou digital? A digital alia eficiência dos processos à análise técnica contábil.

A revolução tecnológica tem causado forte impacto nas as relações pessoais e de trabalho. Isso porque a mediação proporcionada pelas ferramentas digitais vem substituindo as usuais papeladas por documentos digitalizados, e a presença física por conversas online.

E com a contabilidade não está sendo diferente. Apesar de a ciência ter como essência o registro de patrimônios, seus fenômenos e variações, seja de pessoa física ou jurídica – o que implica em muitos papéis e arquivos – a aplicação digital vem transformando também o modus operandi nessa área.

E o que fazer com todos aqueles documentos impressos e a conversa cara a cara com o contador? Será que a contabilidade digital vai dar conta de demandas tão fundamentais e específicas?

Enquanto os mais jovens não conseguem nem visualizar o método convencional de trabalho, que envolve manuseio de papéis, os mais antigos temem perder o contato mais direto com o profissional e não conseguir se adaptar a esse novo modelo. Afinal, eles não possuem familiaridade com os aplicativos digitais.

A ideia desse artigo é esclarecer as diferenças entre a contabilidade convencional e a digital. Elencando as vantagens de cada um dos modelos, além de derrubar alguns mitos sobre essa discussão. Vamos à leitura!

Como funciona a contabilidade convencional?

Contabilidade convencional

O modo convencional acaba funcionando por meio de um processo manual. Em que a empresa procura o escritório, por meio do seu representante legal, e deve munir a contabilidade de todos os documentos necessários para comprovar o patrimônio e movimentação financeira da sua entidade.

O formato requer presença física e contato direto com o contador, o que favorece uma relação de proximidade e pessoalidade do profissional com a organização. Além de ter como objeto papéis impressos e arquivos ainda no modelo tradicional de grandes armários.

Mas não é só essa a marca da contabilidade convencional. O modo de operacionalizar os processos também é um traço dessa estrutura, que acontece sem integração entre setores e com entradas e saídas de procedimentos feitos manualmente, como o preenchimento de formulários e uso de protocolos escritos a mão.

Todo esse roteiro torna a rotina mais lenta, assim como também o retorno ao cliente, interferindo diretamente na eficiência do escritório.

Contabilidade digital ou online?

Contabilidade online

Muitos clientes podem confundir a contabilidade digital com a online, imaginando que os dois formatos são a mesma coisa. Diante disso, o primeiro passo aqui é esclarecer cada um dos modelos.

O formato de contabilidade digital implica na adoção de ferramentas para automatizar os processos, tornando a estrutura informatizada, portanto, mais eficiente e ágil.

É uma espécie de desburocratização da rotina possibilitada por softwares de automação e inteligência artificial, que atrelado ao conhecimento técnico do contador contribui de maneira mais assertiva para o negócio da empresa.

Enquanto isso, no modo online, a própria empresa insere os dados necessários por meio de um sistema online que faz a contabilidade a partir do preenchimento de determinadas informações.

O sistema então entrega relatórios, certidões contábeis e fiscais em um modelo automático e sem contato direto com o profissional da área. Esse pode parecer o melhor método, pois o retorno é imediato, mas, por outro lado, não atende especificidades da empresa e nem aponta caminhos, pois carece de uma análise humana e profissional.

Vantagens da contabilidade digital

Vantagens da contabilidade digital

Muito menos impessoal que o modo online, a contabilidade digital é considerado um avanço na rotina de escritórios e no atendimento de empresas tanto de grande como de pequeno porte.

Isso porque bons softwares permitem uma integração entre os diferentes setores do escritório, tornando o ambiente um local colaborativo. Além disso, a digitalização possibilita o acesso a informações por todos os colaboradores, por meio de arquivos em nuvem, que pode ser acessada de qualquer equipamento e, até fora da empresa.

Um bom exemplo disso, é a Conta Azul, que é uma plataforma que conecta todos os elementos necessários para a gestão do negócio, e que trabalha junto a empresas pequenas e contábeis.

O acesso aos dados é, inclusive, um capítulo a parte desse formato. Isso porque normalmente, as ferramentas guardam as informações em um banco de dados central. Que preservam controles, de financeiro a contábil, além das conexões com bancos e organizações públicas.

Análise em tempo real

Com o acompanhamento em tempo real, o auxílio contábil pode contribuir com o planejamento de recursos empresariais. Isto é, a partir de uma análise prévia da performance da empresa. Apontando indicadores que melhorem o desempenho dela nos negócios.

Ainda podemos listar como vantagens da contabilidade digital o aumento significativo da produtividade. Além disso, a redução de custos de produção, a entrega em tempo real. Isso se traduz em eficiência e agilidade. Sem citar o trabalho técnico do profissional em contabilidade que poderá atuar ainda como consultor.

A depender da ferramenta adotada, a transferência de dados e coleta de informações vai permitir ao contador a classificação e análise dos dados financeiros em tempo real. É uma grande oportunidade de a empresa melhorar sua atuação.

Portanto, simplificar o controle financeiro da sua empresa e acompanhar o fluxo diário de recursos pode ser uma tarefa fácil. Por exemplo, assim como agendar as rotinas contábeis e focar na gestão do time e de clientes, em casos de escritórios contábeis, com uma consultoria em tempo real.

Para isso, basta acessar o nosso site  e iniciar sua experiência em contabilidade digital, e seguir rumo a um desempenho melhor para sua empresa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um Comentário: