Blog

Empreender melhor: descubra como aprimorar as suas técnicas

Como empreender melhor?

Empreender é um processo de iniciativa para implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. Esse termo é amplamente utilizado por negócios que desejam se reinventar, com a inovação de produtos, mas também de serviços.

Pensando em direcionar melhor essas empresas, Thiago Nigro apresenta em seu canal do Youtube O Primo Rico, os 5 pilares para empreender melhor:

  • Pessoas
  • Controle Financeiro
  • Inovação
  • Pricing
  • Processos

Nesse artigo, abordaremos com mais detalhes os 5 pilares citados por Thiago, com excelentes dicas para que o seu empreendimento cresça.

Portanto, acompanhe a leitura!

Pessoas

Para haver uma melhor orientação, as pessoas precisam de um líder. Ele é responsável por direcionar melhor os esforços de cada uma das pessoas dentro da empresa. Um bom líder deve ser exemplo para as outras pessoas. Ele concilia, dá feedbacks e alinha todos do time em um objetivo só.

Para melhorar o desempenho, a empresa pode delegar a liderança para diversas pessoas, formando times. Assim, a eficiência é alcançada.

Além disso, vale ressaltar que, ao delegar as responsabilidades para alguém, você deve confiar que a pessoa irá realizar as coisas bem feitas. A desconfiança fragiliza as relações.

Thiago também apresenta o conceito de meritocracia na sessão “pessoas”. Em uma empresa, o responsável deve saber quais ações tomar de acordo com os resultados dos colaboradores. Assim, ele descreve a seguinte relação:

  • Pouca motivação e pouco resultado: demissão
  • Muita motivação e pouco resultado: treino
  • Muito resultado e pouca motivação: feedback
  • Muita motivação e muito resultado: promoção

Além disso, as pessoas também são responsáveis pelo clima da empresa. Por isso, mesmo que um colaborador gere resultados, nada vale se ele torna o ambiente da empresa muito pesado.

Controle financeiro

Para empreender melhor, a empresa precisa ter noção das suas entradas, mas também das saídas. Por isso, para ter um maior controle financeiro, é necessário avaliar o maior cliente, melhores produtos e serviços, custos fixos, margem de lucro e ROI do negócio.

Segundo Thiago Nigro, é muito importante você ter uma plataforma com os dados financeiros mais relevantes para tomar melhores decisões. Nesse sentido, o DRE gerencial é uma ótima ferramenta de análise para entender os principais números da sua empresa. Para ter um DRE gerencial, você precisa primeiro ter a gestão da sua empresa.

Inovação

A inovação é a ação de criar um modelo completamente novo. Por ser algo complicado de realizar na prática, geralmente se pega a base de algum modelo que já existe e o transforma isso em algo diferente. De acordo com Thiago, inovação é fruto da observação + ambiente + tentativa e erro + sacrificar perfeccionismo. Se você deseja empreender melhor, decerto é importante focar na inovação. O mercado está cheio das outras classes de pessoas, como os copiadores, replicadores e aprimoradores.

Por isso, se você deseja ser o diferencial, aposte em estratégias de produtos e serviços que ainda não foram contemplados no mercado.

Pricing

empreender melhor

O pricing é a precificação do seu serviço ou produto, e para definir o pricing, é necessário considerar alguns aspectos:

  • O preço deve levar em conta os custos e despesas em geral. Esse valor deve pagar, no mínimo, os custos operacionais da empresa.
  • Cada segmento tem uma estratégia para conseguir o melhor Pricing. Por exemplo, supermercados conseguem preços mais acessíveis ao negociar com os fornecedores. Dessa forma, ele consegue repassar para os clientes produtos mais baratos.
  • É valido estar de olho na concorrência. O seu preço deve condizer com os valores de mercado.
  • Deve-se levar em consideração também o ciclo financeiro de pagamento dos clientes. Isso porque, se os clientes demorem para pagar, o seu capital de giro deverá ser adaptado a essa realidade. 

Processos

Para melhorar o seu processo de empreender, é importante que haja uma estrutura de processos bem definida. Então, para que você e seus colaboradores saibam como lidar com cada ação da empresa, estas devem estar bem descritas.

Esse é um passo importante, visto que você e seu time estarão alinhados ao objetivo do negócio. Toda estratégia executiva deve ser baseada em cima de uma meta, e o processo precisa estar esclarecido, para que todos entendam onde querem chegar.

Caso você deseje conhecer melhor os passos citados nesse artigo, assista ao vídeo do canal O Primo Rico, clicando aqui

Gostou das dicas? No blog da C-Control você encontrará muito mais informações sobre o mundo dos negócios e contabilidade. Clique aqui e acesse mais conteúdo. Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um Comentário: