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09.12

Cobrança de clientes: Guia para receber em dia sem estresse

cobrança de clientes

A inadimplência dos clientes é um dos principais problemas da vida financeira de uma empresa. Dessa forma, o não pagamento de dívidas acarreta em impactos negativos, visto que os empresários podem fechar as contas no vermelho.

De acordo com o levantamento do Serasa Experian, em janeiro de 2020, 63 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Nesse cenário, a maioria das vezes, o empreendedor só sabe quando o cliente paga ou não, quando este realiza o pagamento.

O empreendedor deve saber que nem toda falta de pagamento é decorrente de má vontade. Isto é, existem imprevistos, desemprego, doenças, e outros fatores que acarretam no endividamento do cliente.

Para auxiliar você a cobrar os seus clientes da melhor forma e receber em dia sem estresse, nesse artigo abordaremos dicas para receber.

Acompanhe a leitura!

Conheça o perfil do seu público

Independente se o seu cliente é uma pessoa física ou jurídica, ambas devem ser tratadas de forma educada e respeitosa, independente do porte do empreendimento ou classe social do cliente físico.

Contudo, mesmo respeitando as premissas acima, as regras de abordagem podem mudar entre o cliente físico e jurídico. A pessoa física deve ser abordada de forma tranquila e amigável, antes de iniciar o processo de conscientização da dívida.

Já as jurídicas devem seguir protocolos, como as duplicatas com vencimento previamente acordado, protestos automáticos, entre outros meios jurídicos de cobrança.

Envie lembretes para fazer a cobrança de clientes

Enviar e-mail cliente

A empresa pode enviar lembretes de alerta sobre o vencimento para o cliente. Essa ação não deve ser feita de forma agressiva como uma cobrança ríspida. É somente um aviso, para que o cliente possa se programar para pagar a dívida.

Isso poderá ser feito via SMS, e-mail ou WhatsApp, informando que o prazo de vencimento está chegando.

Mas atenção, não envie mensagens diárias, para evitar irritações. Inicialmente, uma mensagem por semana é o suficiente para um primeiro contato.

Crie vantagens exclusivas para clientes regulares

Outra estratégia bem vinda é o oferecimento de vantagens exclusivas para clientes regulares. Aqui, não há regras, cada empresa deve apresentar ofertas que beneficiem esses clientes. O importante é que essas vantagens chamem a atenção do cliente, para que ele se interesse em quitar os valores na data estipulada.

As ofertas podem variar muito, desde brindes, pontuações, bônus, sorteios e premiações de valores atraentes. Abuse da criatividade para atrai-los.

Seja educado ao fazer a cobrança de clientes

Independente do contexto, a educação é o requisito base para qualquer diálogo. Por isso, os profissionais encarregados de fazer a cobrança, devem saber tratar os dividendos e serem treinados para realizar o melhor atendimento.

Além disso, ameaças e rispidez podem gerar processos judiciais, por parte do cliente, visto que estes são assegurados pelo artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.

O cliente não pode se sentir coagido ou constrangido no processo de cobrança. Esse tipo de relacionamento pode causar estresse para os dois.

Aposte na organização para cobrança de clientes

Mulher no telefone

As empresas que não tem a organização dos dados dos clientes, são mais susceptíveis a não perceber quem são os dividendos. Por isso, é importante ter o controle por meio de cadastros. Assim, a empresa terá um melhor acompanhamento dos clientes pontuais, atrasados e inadimplentes.

Para essa situação, a tecnologia se apresenta como um aliado importante da organização. Com os sistemas, as empresas podem manter os dados atualizados e monitorar o status do cliente, para tomar as devidas providências de forma mais eficaz.

Os sistemas digitais podem gravar mensagens de lembrete para serem lançadas, estas serão enviados por um meio que você escolher.

Apresente formas de pagamento que evitem problemas de recebimento

Para evitar problemas de recebimento, a empresa pode apresentar formas de pagamento a vista. Nessa forma, é mais atrativo para o cliente que haja algum tipo de desconto. Portanto, a eliminação de juros de parcelamento, descontos de 10 a 15% e outras estratégias podem ser adotadas. Quando a dívida fica mais barata, o cliente prefere pagar de uma vez só.

Para os casos que o cliente não tem o dinheiro em mãos, é interessante aceitar o pagamento das dívidas no cartão de crédito. Assim, você garante que vai receber o valor e o cliente terá um maior prazo de vencimento.

Estipule regras para quebras de contrato

Assinando contrato

Por fim, firme contrato com regras que apresentem punições em caso de atraso ou não pagamento das parcelas. Nesse contrato, podem ser adicionados a cobrança de juros bem como multas por inadimplência.

As condições devem estar explicitas para o cliente antes do mesmo assinar o contrato. Além disso, a linguagem deve ser descomplicada, para evitar dúvidas. Os prazos de pagamento, valor das parcelas e previsões de juros e multas precisam estar bem claros no documento.

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