Dicas para reconquistar clientes inativos
Já aconteceu com você, de ter um cliente que costumava fazer ótimos pedidos e visitar com frequência o seu estabelecimento, mas há muito tempo ele não frequenta mais a sua loja?
Quando ocorre a situação do cliente se tornar inativo, é necessário se perguntar onde está o problema: no seu empreendimento ou na situação do cliente?
Seja qual for o motivo, esse problema afeta diretamente na gestão financeira da loja. Isso porque foi empregado tempo e dinheiro em captação de clientes e marketing, e essas pessoas abandonaram o seu negócio para investir no concorrente.
Por isso, para te ajudar a solucionar esse tipo de problema, destacamos nesse artigo algumas táticas para reconquistar clientes inativos.
Continue a leitura e descubra como!
Identifique quem são os clientes inativos
O primeiro passo é descobrir quem são os seus clientes inativos. Desse modo, é necessário analisar em um banco de dados ou registros qual a frequência que esse cliente consome no seu negócio.
Vale ressaltar que alguns clientes tem um espaço de tempo de compra maior que outros, e com esse levantamento, é possível descobrir essa frequência. Além disso, a empresa identifica também quais as preferências de compras. Dessa forma, é facilitado o processo de recuperação dos clientes.
Descubra quais são os motivos para o cliente estar inativo
Nem todas as vezes que o cliente se afasta, é culpa da empresa. Em muitas situações, esse cliente mudou o modelo de negócio, e por isso não utiliza mais o seu produto ou serviço. Ou então, é possível que ele não esteja com as instalações perto da sua empresa e até fechou as portas.
Nesse sentido, é necessário identificar essas situações, para que você não utilize tanto tempo tentando recuperar clientes que não tem mais solução.
De qualquer forma, é necessário fazer o levantamento dos clientes inativos, para descobrir quais motivos fizeram com que ele parasse de frequentar a sua loja.
Você pode realizar essa pesquisa por meio de e-mail e WhatsApp, por exemplo. Assim, você saberá quem são os clientes que tem potencial para serem ativos novamente.
Oferecer um novo produto ou serviço
Em seguida, é necessário oferecer um novo produto ou serviço. Decerto, lançamentos são uma excelente oportunidade para reconquistar clientes inativos e manter os ativos.
Assim, aproveite essa oportunidade para entrar em contato com os clientes que não consomem mais seus produtos e serviços, oferecendo inovação e benefícios ao retornar para o seu negócio.
Os incentivos podem ser dos mais variados, além de oferecer um novo serviço, a empresa pode investir em descontos, brindes e inúmeras vantagens para eles.
Atente-se ao pós venda
O pós-venda é um importante momento para transformar consumidores em clientes. É necessário que a empresa mantenha aquecida a relação entre empreendimento e cliente. Por isso, além de estar disponível para dar suporte, o pós venda tem como função atrair os clientes de volta para a loja.
Nos serviços de pós-venda, a empresa deve oferecer novos produtos relacionados a compras anteriores, indicar novos itens e desse modo manter uma relação estreita.
É certo que serviços mais humanizados e com aproximação da realidade do comprador, criam criados laços e, consequentemente, relações de confiança e menores taxas de abandono.
Treinamento da equipe para reconquistar clientes inativos
Você está de olho nos vendedores e sabe como anda o atendimento feito por sua equipe? Esse é um dos pontos chave para manter os clientes ativos.
A equipe de vendas é responsável por manter a relação direta com o cliente, com contatos mais que satisfatórios. É certo que lojas que oferecem atendimento ruim tem a constante perda de clientes.
Quando se trata de reconquistá-los, a equipe de vendas precisa estar treinada para recuperar os clientes com um bom diálogo e ofertas irrecusáveis.
Uso do marketing promocional
Quem não gosta de receber brindes, não é mesmo? Essa estratégia funciona de forma bastante positiva. Por isso, aposte nessa estratégia, os brindes fortalecem a imagem da marca na mente dessas pessoas.
Gostou das dicas? No blog da C-Control você encontrará muito mais informações sobre o mundo dos negócios e contabilidade. Clique aqui e acesse mais conteúdo! Até a próxima!