Blog

Porque é um erro não entender a importância da contabilidade?

Não notar a importância da contabilidade digital é tirar a oportunidade da empresa de otimizar os seus processos.

Grandes empresários se importam com todos os detalhes para manter sua empresa em constante ascensão e desenvolvimento. Isto é, nada deve passar despercebido. Portanto, deve-se atentar ao estoque, às condições de armazenamento, aos contratos empresariais, ao processo de criação do produto/serviço, à divulgação dele e também à logística do transporte e entregas.

A contabilidade também entra como instrumento que precisa de dedicação e atenção. Afinal, ela facilita bastante a vida do empresário, favorecendo uma administração mais planejada, evitando dores de cabeça e surpresas inesperadas, auxiliando o processo de tomada de decisões, contribuindo para fluidez do trabalho.

Ou seja, a contabilidade é parte tão essencial para a empresa quanto todas as outras citadas anteriormente. Neste artigo, trouxemos alguns dados que sustentam esse argumento. Continue a leitura e, com ajuda dos tópicos a seguir, se informe sobre o tema!

  • Qual a função da contabilidade?
  • Os benefícios da contabilidade
  • Porque é um erro não entender a importância da contabilidade?

Qual a função da contabilidade?

importância da contabilidade digital

A contabilidade desempenha uma função indispensável dentro das empresas. Contudo, é importante lembrar que isso independe do tamanho (negócios de pequeno, médio e grande porte) ou do tipo que nicho que ela faz parte.

De modo geral, a contabilidade tem funções voltadas para a análise e execução de práticas relacionadas à economia e administração. Ou seja, a gestão contábil envolve dados e relatórios que necessitam de experiência e formação específica para um trabalho competente.

Dentre as funções dessa atividade, podemos citar o registro. Isto é, o setor de contabilidade precisa registrar e documentar as transações financeiras como despesas com colaboradores, estoques e material. A ação requer muita atenção e expertise, já que os riscos de se deixar algo de fora, ou calculado equivocadamente, podem ter consequências desastrosas para a empresa

Outra tarefa realizada pela contabilidade e indispensável para a boa condução do negócio é a geração de demonstrativos. Decerto, é papel do profissional contábil gerar demonstrativos dos dados registrados e organizados. Desse modo, é a partir do demonstrativo que você tomará conhecimento da situação financeira organizacional e a situação do seu patrimônio econômico.

A contabilidade também desempenha a função de  acompanhamento, com sugestão de mudanças ao longo do processo. Portanto, a todo tempo deve-se monitorar o crescimento da empresa baseado em cálculos que incluem receitas organizacionais e despesas fixas.

O objetivo do acompanhamento assim como de todas as funções da contabilidade, é a antecipação e prevenção de problemas, com tomada de decisões mais acertadas, redução de gastos, investimentos produtivos e satisfação da empresa e do cliente.

Os benefícios

Engana-se e muito quem pensa que os profissionais que trabalham com contabilidade são meros emissores de guias. A realidade do mercado é que os principais fornecedores de produtos e serviços contam com uma contabilidade profissional para fazer seu negócio alcançar um alto nível de credibilidade e progresso.

Os empreendedores também entendem o efeito positivo de delegar as funções e deixar a realização eficiente de uma atividade que não domina para aqueles que são especialistas em determinadas áreas.

Mas caso reste ainda alguma dúvida sobre os benefícios trazidos pela contabilidade, basta conferir a lista a seguir:

  • Realização do Balanço Patrimonial;
  • Assistência no Fluxo de Caixa;
  • Diagnóstico e acompanhamento de Receitas;
  • Acompanhamento de custos e diagnóstico;
  • Diagnóstico e acompanhamento de despesas;
  • Planejamento tributário;
  • Planejamento estratégico;
  • Exame de lucro;
  • Análise de rentabilidade;
  • Auxílio de definição de objetivos e metas;
  • Criação de estratégias para maior retorno financeiro;
  • Criação de estratégias de desenvolvimento organizacional;
  • Auxílio para melhor organização e controle financeiro;
  • Maior clareza na hora de obter financiamentos e empréstimos;
  • Atenção à entrega de obrigações acessórias e multas.

Após essa exposição de tantas vantagens e funções executadas pela área de contabilidade, se você ainda tem dúvidas sobre a sua relevância, leia o tópico abaixo!

Porque é um erro não entender a importância da contabilidade?

O principal erro de não entender a importância dos serviços de contabilidade é negligenciar a sua empresa nesse aspecto, e deixar de aproveitar todos os ganhos que o serviço tem para oferecer.  

Em outras palavras, não contratar um profissional contábil ou uma empresa especializada em contabilidade e consultoria é trabalhar contra o crescimento organizacional e dar abertura a possíveis riscos empresariais.

Quando não se entende ou não se dá a devida importância para esse recurso, você estará exposto aos riscos de: não abrir seu negócio da forma correta bem como não ter controle sobre os impostos que devem ser pagos, não ser capaz de analisar o desempenho da empresa, cometer irregularidade fiscal, desperdiçar tempo e dinheiro, além de ter que se deparar com constantes imprevistos.

Se você não quer ficar para trás nem cometer esses erros, está mais do que na hora de conhecer a C-Controll. A empresa reúne grandes especialistas com mais de 20 anos de atuação nas áreas de gestão, controladoria e jurídica. E o melhor de tudo, ela é a única credenciada em nível Diamante na região, um credenciamento feito pela Contaazul, plataforma usada para Contabilidade Digital.

Contate a C-Controll para tirar quaisquer dúvidas e acertar em cheio na administração dos seus negócios!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um Comentário: