Pedir empréstimo empresarial é uma boa alternativa para os empreendedores, sobretudo, aqueles que necessitam pagar dívidas e ampliar o capital de giro.
Entretanto, o empréstimo só é um bom negócio quando há um planejamento prévio sobre a situação financeira da empresa e a finalidade do valor solicitado.
Continue a leitura e veja por que pedir um empréstimo pode ser vantajoso para a sua empresa. Confira!
O que é o empréstimo para empresas
O empréstimo empresarial é uma boa opção para empreendedores que desejam ampliar a oferta de produtos e serviços, investir em máquinas, entre outros fins.
Para isso, a empresa pode solicitá-lo junto a financeiras, bancos e correspondentes bancários.
Quando solicitar o empréstimo empresarial
O empréstimo é bom para expandir o negócio, porém só é válido solicitá-lo se a empresa realmente precisar.
Comumente, o valor do empréstimo é utilizado para quitar dívidas ou expansão dos negócios.
Dessa maneira, os empréstimos são importantes para a manutenção e crescimento das atividades dos empreendimentos.
Conheça os tipos de empréstimo empresarial
A tomada de empréstimo envolve fatores que consideram informações como o objetivo de uso do valor e o segmento de atuação da empresa.
Por essa razão, antes de solicitar um empréstimo o empreendedor deve conhecer qual linha de crédito se adequa melhor à necessidade do empreendimento.
As linhas de crédito mais comuns entre as instituições financeiras são:
Capital de giro
O capital de giro é utilizado para arcar com as despesas de funcionamento da empresa, como pagamento de contas e funcionários, compra de mercadorias e máquinas e reposição de estoque.
Nesse sentido, esse tipo de empréstimo garante a reserva de recursos financeiros destinada à manutenção da empresa.
O empréstimo para capital de giro possui taxa de juros pré-fixada. Além disso, não há carência e os financiamentos são em curto prazo.
Investimento fixo
Consiste nas ações voltadas para o funcionamento da empresa, como ampliação, modernização, compra de móveis, equipamentos e intervenções civis.
Ou seja, esse tipo de linha de crédito possibilita a manutenção do ativo imobilizado da empresa, como equipamentos e materiais de permanência mais longa e que são destinados à execução das atividades.
Investimento misto
Contempla o investimento fixo e o capital de giro no mesmo empréstimo. Essa modalidade é muito comum, por exemplo, quando uma empresa solicita um valor para a compra de um equipamento e outro valor para comprar matéria-prima.
No investimento misto a taxa de juros é pré-fixada, além disso, os valores são destinados para investimentos a longo prazo.
Nesse tipo de empréstimo há carência e exigência de garantias, como imóveis e/ou bens próprios.
Antecipação de recebíveis
Na antecipação de recebíveis, ou antecipação de receita, a empresa tem a opção de oferecer os valores a receber como garantia do empréstimo.
Esse tipo de financiamento ocorre de três formas: descontos de promissórias e duplicatas, desconto de cheques e faturas de cartões de crédito.
A tomada de empréstimo, assim como qualquer ação, traz consigo pontos positivos e negativos. Por isso, é uma decisão que deve-se planejar bem, considerando sempre a gestão financeira da empresa.
Antes de solicitar um empréstimo, o gestor da empresa deve conhecer suas principais vantagens e desvantagens. Veja!
Vantagens
A vantagem de maior destaque é a dedução de despesas com os juros do Imposto de Renda.
Nesse caso, a empresa recebe uma parte do valor pago como retorno, exceto nas situações de pagamento de juros em cima do capital próprio.
Além disso, o empréstimo com taxa de juros fixa é muito vantajoso quando a situação financeira da empresa está estável, pois só é pago o valor solicitado mais os juros.
Os empréstimos nos bancos têm como principais vantagens: oferta variada de linha de crédito e condições mais favoráveis, dependendo da relação da empresa com o banco.
Nos empréstimos com financeiras, as vantagens são: pouca burocracia, prazos maiores e análise de risco menos burocrática.
Desvantagens
Destacamos como uma das principais desvantagens, o risco do não pagamento das dívidas, o que decerto pode comprometer a saúde financeira da empresa.
Algumas das desvantagens dos empréstimos nos bancos são: altas taxas de juros bem como muita burocracia.
Entre as financeiras, as desvantagens são o alto custo, já que as taxas têm o objetivo de suprir a inadimplência, além do risco alto de golpes.
Como solicitar um empréstimo
Solicitar um empréstimo requer planejamento, a fim de evitar o endividamento da empresa. Por essa razão, é fundamental que o empreendedor siga esses passos:
- Identificar e definir a situação da empresa
- Pesquisar a instituição financeira que oferece as melhores condições
- Analisar os fatores de restrição
- Elaborar o plano de negócio
- Realizar a solicitação do empréstimo
Os critérios de análise e concessão do crédito são específicos para cada instituição. É importante também ficar atento às cláusulas do contrato, a fim de evitar problemas futuros.
Por fim, pode-se perceber que o empréstimo é uma grande oportunidade para a ascensão, principalmente, das micro e pequenas empresas, desde que feito com cautela e seguindo um planejamento financeiro estratégico.