Blog

Por que pedir empréstimo para empresas? Entenda as vantagens!

empréstimo para empresas

Pedir empréstimo empresarial é uma boa alternativa para os empreendedores, sobretudo, aqueles que necessitam pagar dívidas e ampliar o capital de giro.

Entretanto, o empréstimo só é um bom negócio quando há um planejamento prévio sobre a situação financeira da empresa e a finalidade do valor solicitado.

Continue a leitura e veja por que pedir um empréstimo pode ser vantajoso para a sua empresa. Confira!

O que é o empréstimo para empresas

O empréstimo empresarial é uma boa opção para empreendedores que desejam ampliar a oferta de produtos e serviços, investir em máquinas, entre outros fins.

Para isso, a empresa pode solicitá-lo junto a financeiras, bancos e correspondentes bancários.

Quando solicitar o empréstimo empresarial

O empréstimo é bom para expandir o negócio, porém só é válido solicitá-lo se a empresa realmente precisar.

Comumente, o valor do empréstimo é utilizado para quitar dívidas ou expansão dos negócios.

Dessa maneira, os empréstimos são importantes para a manutenção e crescimento das atividades dos empreendimentos.

Conheça os tipos de empréstimo empresarial

A tomada de empréstimo envolve fatores que consideram informações como o objetivo de uso do valor e o segmento de atuação da empresa.

Por essa razão, antes de solicitar um empréstimo o empreendedor deve conhecer qual linha de crédito se adequa melhor à necessidade do empreendimento.

Empréstimo bancário

As linhas de crédito mais comuns entre as instituições financeiras são:

Capital de giro

O capital de giro é utilizado para arcar com as despesas de funcionamento da empresa, como pagamento de contas e funcionários, compra de mercadorias e máquinas e reposição de estoque.

Nesse sentido, esse tipo de empréstimo garante a reserva de recursos financeiros destinada à manutenção da empresa.

O empréstimo para capital de giro possui taxa de juros pré-fixada. Além disso, não há carência e os financiamentos são em curto prazo.

Investimento fixo

Consiste nas ações voltadas para o funcionamento da empresa, como ampliação, modernização, compra de móveis, equipamentos e intervenções civis.

Ou seja, esse tipo de linha de crédito possibilita a manutenção do ativo imobilizado da empresa, como equipamentos e materiais de permanência mais longa e que são destinados à execução das atividades.

Por que pedir empréstimo para empresas? Entenda as vantagens!

Investimento misto

Contempla o investimento fixo e o capital de giro no mesmo empréstimo. Essa modalidade é muito comum, por exemplo, quando uma empresa solicita um valor para a compra de um equipamento e outro valor para comprar matéria-prima.

No investimento misto a taxa de juros é pré-fixada, além disso, os valores são destinados para investimentos a longo prazo.

Nesse tipo de empréstimo há carência e exigência de garantias, como imóveis e/ou bens próprios.

Antecipação de recebíveis

Na antecipação de recebíveis, ou antecipação de receita, a empresa tem a opção de oferecer os valores a receber como garantia do empréstimo.

Esse tipo de financiamento ocorre de três formas: descontos de promissórias e duplicatas, desconto de cheques e faturas de cartões de crédito.

A tomada de empréstimo, assim como qualquer ação, traz consigo pontos positivos e negativos. Por isso, é uma decisão que deve-se planejar bem, considerando sempre a gestão financeira da empresa.

Antes de solicitar um empréstimo, o gestor da empresa deve conhecer suas principais vantagens e desvantagens. Veja!

Vantagens

A vantagem de maior destaque é a dedução de despesas com os juros do Imposto de Renda.

Nesse caso, a empresa recebe uma parte do valor pago como retorno, exceto nas situações de pagamento de juros em cima do capital próprio.

Além disso, o empréstimo com taxa de juros fixa é muito vantajoso quando a situação financeira da empresa está estável, pois só é pago o valor solicitado mais os juros.

Os empréstimos nos bancos têm como principais vantagens: oferta variada de linha de crédito e condições mais favoráveis, dependendo da relação da empresa com o banco.

Nos empréstimos com financeiras, as vantagens são: pouca burocracia, prazos maiores e análise de risco menos burocrática.

Por que pedir empréstimo para empresas? Entenda as vantagens!

Desvantagens

Destacamos como uma das principais desvantagens, o risco do não pagamento das dívidas, o que decerto pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Algumas das desvantagens dos empréstimos nos bancos são: altas taxas de juros bem como muita burocracia.

Entre as financeiras, as desvantagens são o alto custo, já que as taxas têm o objetivo de suprir a inadimplência, além do risco alto de golpes.

Como solicitar um empréstimo

Solicitar um empréstimo requer planejamento, a fim de evitar o endividamento da empresa. Por essa razão, é fundamental que o empreendedor siga esses passos:

  • Identificar e definir a situação da empresa
  • Pesquisar a instituição financeira que oferece as melhores condições
  • Analisar os fatores de restrição
  • Elaborar o plano de negócio
  • Realizar a solicitação do empréstimo

Os critérios de análise e concessão do crédito são específicos para cada instituição. É importante também ficar atento às cláusulas do contrato, a fim de evitar problemas futuros.

Por fim, pode-se perceber que o empréstimo é uma grande oportunidade para a ascensão, principalmente, das micro e pequenas empresas, desde que feito com cautela e seguindo um planejamento financeiro estratégico.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um Comentário:

ABERTAS!!

4 VAGAS

É ISSO MESMO

#VEMSERCCONTROLL

1 - de Auxiliar de TI
1 - de Assistente Administrativo
1 - de Auxiliar Fiscal ⁣
1 - de Auxiliar Contabil⁣

TENHO INTERESSE